Google: SEO ou Adwords?

Existem 2 formas de ficar no topo das páginas do Google, SEO e Adwords.

A primeira é através de SEO, abreviação em inglês para “Search Engine Optimization” que basicamente é otimizar a forma de organizar o conteúdo do seu site para ele se torne relevante, ou seja, apareça nas primeiras posições para quem estiver realizando buscas através do Google por produtos e serviços que você ofereça.

É um processo técnico que demanda no mínimo 6 meses com assessoramento profissional, onde é feito um estudo do índice de palavras mais buscadas no Google, codificação no site, e elaboração de conteúdo do site para que se adeque ao publico alvo e para fazer com que o mesmo ganhe relevância em relação a outros sites do mesmo ramo. O benefício é praticamente permanente, pois uma vez tendo chego na 1a página do Google, o processo se resume a atualizar o conteúdo para preservar a posição auferida, para que seus concorrentes não a tomem. Em outras palavras, você passa a receber pedidos de orçamentos ou produtos sem gastar nada com marketing digital.

A segunda é via propaganda através do Google Adwords, onde você carrega créditos em dinheiro na sua conta Google para que ele exiba seus anúncios quando alguém realizar uma busca usando palavras que tenham relação com a sua oferta. O retorno nesse caso é mais rápido, creditou no Google, montou a campanha, anunciou, e recebeu. Entretanto, o número de vezes que seu anúncio será exibido por dia está associado a sua capacidade de investimento em créditos. Apesar de ser uma mídia eficiente, é preciso ressaltar que não é perene, ou seja, vai depender sempre de recargas de créditos para que o site da sua empresa permaneça sendo divulgada através do Google.

Qual a melhor?

O indicado para quem está iniciando um negócio ou sua presença digital é começar com campanhas no Google Adwords, por um simples motivo: fluxo de caixa. Mesmo sabendo que o resultado do SEO é mais consistente a médio prazo, a possibilidade de retorno rápido com os anúncios acaba tendo sendo melhor no curto prazo. Isso não impede, mesmo com campanhas de Ads rodando, que você comece a fazer um trabalho progressivo de SEO, até o momento que seu site se tornar referência na sua área de atuação, permitindo que você não dependa mais de anúncios pagos.

Esse é o caminho a ser trilhado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *