PDF, JPEG, GIF, SVG, AI…e por aí vai!

Entender o universo de tipos de arquivos e extensões parece difícil, mas não é.

Para auxiliar a sua compreensão de orçamentos e na hora de conversar com designers, gráficas e agências, listamos abaixo as principais nomenclaturas utilizadas por eles.

Primeiramente, você precisa saber que os arquivos gráficos podem ser divididos em duas categorias, raster e vetor.

Arquivos Raster são aqueles que consistem de pixels, como fotos. O pixe (Picture + Element) é o menor elemento de uma imagem e seu tamanho e qualidade depende da quantidade de pontos que compõem essa imagem.

Resoluções de imagem mais comuns: 300 dpi – apropriada para impressão; e 75 dpi – apropriada para uso online.

Arquivos vetorizados são aqueles que consistem de primitivas geométricas, como ponto e linha ao invés de pixels, consequentemente não há limite de tamanho.

Arquivos raster

JPEG – Joint Photographic Expert Group

É o formato mais comum, normalmente usado para fotos e arquivos em resolução baixa para utilização online. O arquivo JPEG perde qualidade se o seu tamanho exceder o número pré-definido de pixels. Devido a esse aspecto, não é um formato recomendado para impressão de materiais.

PNG – Portable Networking Graphics

É o formato muito comum, normalmente usado para fotos e arquivos. Possui mais alta do que Jpeg. A principal diferença entre PNG e JPEG é a possibilidade de salvar a imagem sem fundo. É recomendado para uso online.

GIF – Graphic Interchange Format

Tem uso especificamente online, permitindo animações e fundo transparente. É o formato mais fácil para salvar, por exemplo, um banner animado para publicação em sites. O ponto negativo é que possui qualidade baixa comparado ao png e jpeg.

PSD – Adobe Photoshop

Esse formato de arquivo pode ser editado em photoshop. Inclui várias camadas com máscaras e transparências. É recomendado pedir ao designer para salvar uma versão de folder em psd para que você possa aproveitar as informações e editar o arquivo novamente em um momento futuro.

Arquivos Vetorizados

SVG – Scalable Vector Graphics

Esse formato foi criado para facilitar o trabalho dos designers, pois é universal, podendo ser editado em qualquer software de design gráfico, como Adobe Illustrator, Corel Draw, IDraw, entre outros.

PDF – Portable Document Format

Arquivo salvo como “pdf” não perde qualidade e não desconfigura a arte. Pode ser aberto e editado com softwares do Adobe, como Photoshop, Indesign, Illustrator, sendo uma boa alternativa para impressão de materiais.

AI – Adobe Illustrator

Arquivo criado em Adobe Illustrator, um dos softwear mais famosos de design gráfico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *