Identidade Visual

Identidade visual é a representação gráfica do propósito do seu negócio – missão, visão e valores.

A identidade visual é fundamental para qualquer ramo de empresa ou profissional liberal que quer ter um posicionamento claro no mercado, pois influencia na memorização da sua proposta de valor pelos clientes e também na associação com os produtos e serviços oferecidos.

Ao longo do trabalho é feito  um estudo das tendências da área de atuação da sua empresa, análise de cores baseada nas preferências do perfil de clientes que você deseja atrair, criação de logo que transmita o propósito do negócio, definição dos materiais mais indicados para promover o seu negócio, e entrega do manual de identidade visual, que contém todas as regras de orientação sobre sua utilização.

Além da logo e manual, a identidade visual contempla uma grande variedade de materiais, dentro os principais para prestadores de serviços e profissionais liberais estão: cartão de visitas, assinatura de e-mail, pasta, papel timbrado, folder institucional, e catálogo ou mídia kit. Já para varejistas, os principais são: cartão de visitas, assinatura de e-mail, criação de uniforme, catálogo, flyer promocional e placa.

Em que momento se deve criar a identidade visual

  • Abertura de nova empresa: para quem está idealizado, fazendo o plano de negócio ou já iniciando um novo negócio, pois dá personalidade e gera padronização da comunicação da empresa, transmitindo maior profissionalismo para o mercado.
  • Troca de nome: quando o negócio se adapta as necessidades do mercado e ajustando o produto/serviço à realidade percebe-se que o nome, atuação e o logo não combinam mais entre si. Nesse caso, muitas vezes é realizado primeiro o novo processo de naming (criação de nome fantasia) e na sequência o redesign da logo.
  • Revitalização da marca: após alguns anos, é bastante comum que uma marca que chamava a atenção quando recém criada não atraia clientes de gerações mais novas. Nessa hora é preciso revitalizar e modernizar o logo e os materiais gráficos, atualizando a identidade visual existente com as novas tendências do design.

Em resumo, a identidade visual serve para:

  • Expressar ao público-alvo desejado o seu posicionamento de mercado;
  • Atrair perfis específico de clientes, através das cores e formas preferidas por um ou outro grupo;
  • Transmitir seu posicionamento no mercado; e
  • Comunicar sobre seus produtos e serviços.

Para saber mais sobre  o nosso processo de criação de identidade visual, clique aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *